Projetos

 

Projetos de Pesquisa


Síntese de Controle Supervisório Modular Temporizado e Aplicação à Automação Flexível de Sistemas de Manufatura

2006 – Atual

Situação: Em andamento;

Descrição: A síntese de lógica de controle para sistemas a eventos discretos temporizados (SEDT) é um desafio importante para a automação flexível de sistemas de manufatura. A aplicação de métodos formais para controle ótimo de SEDT compostos por muitos subsistemas esbarra no crescimento exponencial do número de estados do modelo pela composição de subsistemas. Este projeto de pesquisa tem como objetivo geral o desenvolvimento de resultados teóricos e práticos que promovam a aplicação da teoria de controle supervisório em problemas reais envolvendo SEDT compostos por múltiplos sistemas concorrentes, com ênfase na coordenação de sistemas flexíveis de manufatura. Será pesquisado um modelo para representação eficiente de SEDT compostos, sobre o qual diversas abordagens de controle serão aplicadas, incluindo o controle modular local e controle com sensores. Pretende-se também desenvolver uma arquitetura para implementação de controle supervisório temporizado em plataformas computacionais como controladores lógicos programáveis (CLP) e microcontroladores. Essa arquitetura será usada para validação dos resultados em protótipos de Sistemas Flexíveis de Manufatura.

Alunos envolvidos: Doutorado: (3).

Integrantes: Max Hering de Queiroz – Coordenador / José Eduardo Ribeiro Cury – Integrante.

Número de produções C, T & A: 16 / Número de orientações: 10


CONTREAL – Central de Controle em Tempo Real

2007 – 2010

Situação: Em andamento;

Descrição:  Pesquisa tecnológica para instalação e operação de central de controle de tráfego em tempo real, consistindo de 40 interseções controladas e 12 interseções operadas em tempo fixo, bem como os demais periféricos necessários a sua implantação. Busca-se a instalação de projeto piloto de uma central de controle de tráfego em tempo real com tecnologia nacional. O sistema a ser implantado é parte de um esforço de pesquisa para prover soluções de alta densidade tecnológica adequadas às necessidades das cidades brasileiras de médio porte que não tem recursos para investir em um sistema importado. Propõe-se instalar um sistema que virá a melhorar substancialmente o fluxo veicular na cidade de Macaé, RJ, e que também sirva de plataforma para pesquisas na área de mobilidade urbana.

Alunos envolvidos: Graduação: (6) / Mestrado acadêmico: (2) .

Integrantes:  Max Hering de Queiroz – Integrante / Eduardo Camponogara – Integrante / Rômulo Silva de Oliveira – Integrante / Werner Kraus Junior – Coordenador.


Financiador(es): Fundação de Amparo a Pesquisa e Extensão Universitária – Bolsa.